top of page

QUEM SOMOS E COMO SURGIMOS

Projeto Athena Tech

Nós somos uma organização sem fins lucrativos criada por 5 jovens incomodados com a falta de acesso à tecnologia e educação de qualidade para mais de 15 milhões de estudantes brasileiros de escolas públicas, de acordo com a pesquisa TIC Educação 2019.

​

Visando agir de alguma maneira para desenvolver uma solução sólida para esse grande problema, nós participamos do Tilt Camp, um evento organizado pela Ashoka (líder global em empreendedorismo social), onde vários jovens interessados em resolver problemas sociais se juntaram para bolar planos de solução, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os ODS.

​

Inclusive, apresentamos nosso "pitch" para investidores internacionais e ganhamos investimento inicial para colocar a iniciativa em prática.

​

Nosso propósito e solução se relacionam com os ODSs 4 (Educação de Qualidade) e 10 (Redução de Desigualdades).

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Visão: Nos tornar uma organização respeitada, que alcance centenas de alunos e garanta seu acesso às tecnologias de aprendizado em um ano.

 

Missão: Visamos fornecer espaços que promovam o aprendizado digital e construam um censo de comunidade entre os jovens. Para cumprir esta missão, estabelecemos um modelo de negócio baseado em Pods de Aprendizagem, espaços onde computadores serão disponibilizados gratuitamente.

​

Valores:    
•    Respeito a todos independente de sexo, religião, identidade de gênero.
•    Valorização do conhecimento e do debate
•    Confiabilidade
•    Seriedade
•    Ética
•    Transparência

NOSSA ATUAÇÃO

Para resolver o problema de desigualdade no acesso à tecnologia e educação entre os jovens brasileiros, recolhemos computadores doados de pessoas, empresas e organizações e montamos espaços em prefeituras, escolas públicas, bibliotecas, centro comunitários etc. Chamamos esses espaços de “Pods de Aprendizagem”, onde os jovens poderão realizar pesquisas, acessar a internet e comunicar-se quando as aulas não estiverem acontecendo, já que poderão usufruir de aparelhos como computadores e tablets. 


Quando os alunos retornarem às suas rotinas anteriores ao COVID, o que não é provável que aconteça no Brasil até 2022, nossos computadores ainda estarão disponíveis para uso de alunos de todas as idades. Isso garante que todos tenham acesso à tecnologia e à internet, componentes fundamentais de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula no século 21.


Os alunos beneficiados também serão incentivados a nos auxiliar com o progresso de projeto da forma que puderem, tanto com pequenas contribuições financeiras como ajuda na divulgação, possibilitando o desenvolvimento e manutenção de nossa iniciativa a longo prazo.


Por meio de nosso projeto, esperamos reduzir a desigualdade, permitindo que alunos de origens de baixa renda tirem o máximo proveito da tecnologia, melhorando, assim, sua aprendizagem e dando-lhes mais oportunidades de ter uma vida melhor no futuro por meio da mobilidade social (mudança de status social). Além disso, temos o objetivo de despertar nos jovens beneficiados um interesse pela mudança social, para que assim sejam agentes de mudança em suas comunidades também.

bottom of page